DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 25 de outubro de 2014

NEBULOSA DO ANEL ou M 57




A nebulosa pode ser vista com binóculos e eu próprio já a observei com um telescópio…
O objecto, de facto é uma nebulosa chamada “planetária” – os descobridores pensavam que era um planeta… mas enganaram-se. Os instrumentos da época eram de pouco alcance e não permitiam grandes observações. Foi descoberta nos finais do século XXVIII e catalogada por Messier como M 57 (M, de Messier), e está localizada na Constelação de Lira, a cerca de dois mil anos-luz da Terra. As melhores imagens que dela se tem, foram tiradas pelo telescópio espacial "Hubble", da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA).
No centro da nebulosa há uma estrela anã branca, que é o último estádio de uma estrela como o Sol, por exemplo.
Essas imagens registadas pelo "Hubble", com diferentes filtros, mostram detalhes que não eram conhecidos, e vão permitir melhor prever sobre a morte do Sol, o que deverá acontecer dentro duns seis mil milhões de anos.
A nebulosa é o resultado da transformação duma estrela parecida com o Sol, mas ao longo de milhares de milhões de anos foi queimando o seu hidrogénio e começou a definhar – sem combustível!
Nos próximos 10 mil anos, ela deverá ficar cada mais fraca até se fundir com o meio interestelar.
A nebulosa, mede cerca de um ano-luz de diâmetro e se expande a uma velocidade de 69 mil km/h. As cores, indicam diferentes temperaturas de gás, sendo o azul a temperatura mais quente e o vermelho o mais frio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço a visita,e seu lindo comentário.
Um abraço.

Voyance mail disse...


Sincère félicitation pour votre site, c'est un réel plaisir que de le parcourir. Surtout continuez ainsi. Je vous remercie pour ce magnifique partage.
telephone gay

voyante disse...

Parabéns pelo seu site! Realmente, é muito bom e como eu vi nas primeiras posições é verdade que a partilha e interface web são realmente uma benção para o estilo de trabalho. Realmente um grande obrigado!

voyance gratuite disse...

Eu fui para um passeio em seu site. Continuou! Você pode me colocar no parceiro, porque eu colocá-lo no meu site.

voyance par mail gratuite disse...

Olá;
Ele é legal; Seu site! Muito para ver e sei ... Eu colocá-lo em meus favoritos, e eu certamente.
Boa sorte e vida longa para o seu blog!

voyance par mail disse...

Todo está muy abierto y explicación muy clara de cuestiones. era realmente la información. Su página web es muy útil. Gracias por compartir.