DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 23 de abril de 2014

PEQUENA IDADE DO GELO


Os estudos que os cientistas têm levado a cabo, para determinar com exactidão, quando começou e acabou essa assim chamada Pequena Idade do Gelo, não levam a uma conclusão unânime.
A verdade é que se sabe que a época romana foi um período quente e se prolongou pela Idade Média. Mas aí, não sabe quando as temperaturas médias começaram globalmente a descer.
No entanto, é certo que a partir do século XVIII / meados do século XIX, o clima da Terra aqueceu, de novo.
A Pequena Idade do Gelo, foi um período de tal maneira frio, pelo menos no Hemisfério Norte que, tanto o Tamisa como o Sena gelavam. Em 1607, o rio que passa por Londres, gelou pela primeira vez e a última só aconteceu em 1780.
Ao Vikings que habitavam a Groelândia, viram-se obrigados a procurar outras paragens, já que a vegetação se transformou em tundra inóspita. O mesmo aconteceu na Islândia e na Finlândia.
As vias fluviais, como os canais e os rios, gelavam e tornava-se impossível essa tão útil via para transporte. Na América o panorama era idêntico, por exemplo em Nova York, e nos Alpes, mais a sul. 
Não se sabe bem a causa dessa descida global das temperaturas, mas há dois factores que estarão na base do sucedido:
1 - Grandes erupções vulcânicas que encheram os ares de poeiras, impedindo a penetração dos raios solares e, portanto, de calor.
2 - Poucas manchas solares, denotando uma menor actividade do Sol.
A actividade humana não era para aí chamada, e há muita gente a sustentar que ainda hoje ela tem pouco peso nestas questões…
Na Holanda gelada, em 1608. Quadro de Hendrick Avercamp (1585 - 1634)

6 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Gosto de me inteirar dessas informações. Gelo, só conheço o da geladeira...Quanto aos holandeses, andaram pelo Brasil, tentaram se instalar aqui mas, os portugueses foram mais "espertos"...Fico a imaginar, como teria sido, uma colonização holandesa...
Muito interessantes, as suas postagens, Calado!Excelente vídeo.
Beijo!

a d´almeida nunes disse...

Passei por aqui, li e gostei.
Aprendi que a idade do gelo não se identifica obrigatoriamente com os tempos de há uns milhões de anos atrás...

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)

Unknown disse...

Eu fiz um pequeno passeio do seu blog, isso parece ótimo interessante. Eu vou sentar. Quero parabenizá-lo o que é bom para fazer esse blog. muito obrigado.

voyance gratuite par mail ; voyance par mail gratuite

Voyance mail disse...

Je m’arrête très souvent sur votre site que j’apprécie beaucoup, cela me permet de m’évader et de penser à autres choses....Que du bonheur !! Merci

voyance par mail

voyance gratuite immediate disse...

Olá!
Basta navegar em seu site. O que originalidade e, especialmente, de idéias!
Certamente eu vou te visitar.
Boa sorte