DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 25 de março de 2014

A ESTRELA DE BARNARD


Esta estrela é uma das mais próximas de nós. Encontra-se a quase seis anos-luz, e só a Ross 154 e as que constituem o Sistema da Alfa de Centauro, estão mais próximas.
Mas é invisível, à vista desarmada, sendo a sua luminosidade cerca de 4/10.000 menor que a do Sol. Tem uma massa muito pequena, cerca de 15% do Sol. É uma anã vermelha, muito mais velha e tem uma menor percentagem de metais. Pode estar entre as estrelas mais velhas da Galáxia!
O interesse especial que tem, é que é a estrela que mais velozmente se desloca em relação a nós, vista no écran do céu. Durante uns setenta anos, desloca-se o equivalente ao diâmetro angular duma meia Lua cheia e aproxima-se de nós. A aproximação máxima será por volta do ano 9800 d. C, chegando-se aos 3,75 anos-luz.

4 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Amigo querido; mais uma vez dei uma sumidinha, mas retornando lentamente.
Eu adoro astronomia! Mas pouco entendo. Acho que é um universo de mistérios, que despertam a curiosidade de todos. Porém uma área muito complexa.
Beijos

Manuel Luis disse...

O imenso espaço que eu admiro.
Obrigado, abraço.

Anônimo disse...

Alfa centauri ou Alfa Centauro, ou seja, A, B e Próxima, são as que mais fascinam, devido serem as mais próximas de nós. Pena que só no filme Avatar de James Cameron, há um planeta habitável naquele sistema triplo. Na realidade é uma lua habitável. Quanto a estrela de Barnard, é incrível pela sua aproximação de nosso sistema solar o que gera inúmeras especulações de videntes etc, sobre um tal planeta X, Nibiru ou Hercóbulus. Acho que os videntes estão certo, porém o planeta que se aproxima deve ser a "estrela da morte" de Darth Vader, uma estação espacial bélica do império galáctico. Acho mais fácil acreditar em Star Wars de George Lucas do que nessa panaceia de imbecilidades criadas pelo imaginários de alguns idiotas.

voyance gratuite par mail disse...

Seu blog é muito bom, eu tenho mais a cada dia e cada vez que eu encontrar algo que me convém. Este blog tem um monte de simpatia e hospitalidade .