DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ARQUIMEDES

"Todo o corpo mergulhado num líquido, sofre uma impulsão vertical de baixo para cima, 
igual ao peso do volume de líquido deslocado" (Arquimedes)*
.

Arquimedes de Siracusa  (287 a. C. – 212 a. C.) é hoje tido por um dos grandes matemáticos de todos os tempos. Foi certamente um dos maiores cientistas da Antiguidade Clássica. Também foi astrónomo.
Foi, além disso, um físico notável e grande inventor. Lançou as bases da hidrostática e da estática.
Inventou o parafuso (tão utilizado desde aí), definiu as leis da alavanca, projectou todos os tipos de máquinas para uso militar, e tantas outras. Baseando-se nas equações dos sistemas de alavancas, imaginou um engenho capaz de levantar navios para fora de água e um outro capaz de pôr em chamas navios inimigos, utilizando um sistema de espelhos.
Mostrou a relação entre o volume da esfera e a área da superfície do cilindro, e essa foi uma das suas maiores deduções matemáticas. 
Utilizou o método chamado da exaustão, que joga com a soma de uma série infinita, para calcular áreas de arcos parabólicos, inventou uma maneira inovadora de expressar grandes números, e debruçou-se sobre o número π, levando-o a uma precisão nunca até aí encontrada

* O célebre enunciado de Arquimedes, foi-me lembrado pelo nosso amigo do Sol de Esteva . E já agora, hoje, substitui-se "líquido" por "fluido". Não muda muito. Mas no tempo do célebre físico, ainda não era possível saber isto.

2 comentários:

SOL da Esteva disse...

"Todo o corpo mergulhado num líquido, sofre uma impulsão vertical de baixo para cima, igual ao peso do volume de líquido deslocado" (Arquimedes)
...Bem necessitávamos mergulhar alguns pesos que nos pesam na Alma, contrariando a sabedoria que não têm (mas se julgam ter).
Nem todos são sábios.


Abraços


SOL

voyance gratuite par mail disse...

Super! Tu blog es realmente genial!
¡Gracias a existir!
Muy, muy, muy buen trabajo!
Besos