DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DUMBBELL - nebulosa planetária


.

A primeira nebulosa planetária a ser vista pelo Homem, foi a Nebulosa do Haltere (ou Dumbbell), correntemente catalogada de NGC 6853. O seu descobridor foi o célebre astrónomo Charles Messier, no século XVIII, que a descreveu como uma nebulosa oval, sem estrelas. No seu catálogo (o catálogo Messier), é designada por M 27. Pode observar-se na direcção da Constelação da Raposa, e está a 1.200 anos-luz ou, segundo outros cálculos, a metade dessa distância. Ter-se-á desenvolvido e começado a expandir-se há cerca duns 4 mil anos. Mas também aqui há muitas incertezas. A verdade é que é muito difícil fazer medições e cálculos exactos, para este tipo de corpos celestes.
Embora impossível de observar à vista desarmada, é uma das mais brilhantes do céu.
No centro da nebulosa está uma estrela anã, azul, muito quente, que deu origem.

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Aqui em Fortaleza, há um bom planetário. Quando ainda dava aulas, gostava de levar meus alunos. Quem mais aproveitava era eu...acho!
Gostei da matéria!

Um beijo.

Estèrre disse...

Eu vim para dizer Olá
Porque eu encontrar o seu blog muito!
Eu vim para dizer boa noite,
E eu gostaria de vê-lo amanhã!

cabinet de voyance