DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

RAIOS GAMA


A maior explosão duma estrela (até hoje observada), ocorreu a mais de 12 mil milhões de anos-luz de nós, na região da constelação de Carina, e foi captada simultaneamente por dois instrumentos do Telescópio Espacial de Raios Gama, Fermi. Atribuíram-lhe o nome de GRB 080916C.
Ter ocorrido a mais de 12 mil milhões de anos-luz, quer dizer também que o fenómeno ocorreu quando o Universo ainda era muito jovem.
A fantástica explosão libertou tanta energia como 9 mil supernovas, principalmente na banda dos altamente energéticos raios gama.
Pensa-se que fenómenos desta natureza só possam ser resultantes da explosão de remotas estrelas gigantescas que gastaram todo o seu combustível, dando origem a enormes buracos negros.

4 comentários:

Luna disse...

tanto ainda temos de aprender, vivemos de suposições e de sonhos
beijinhos

vieira calado disse...

Luna disse...

tanto ainda temos de aprender, vivemos de suposições e de sonhos
beijinhos

13 de setembro de 2012 14:13

Luciene Rroques disse...

É poeta, a vida está alem dos olhos a ciência é tão fantastica que anda em toda direção e nos dislumbra com os acontecimentos mais diversos. Bom texto, bem informativo.Bom final de semana.
Um grande abraço!

xistosa, josé torres disse...

Pois é caríssimo Viera Calado. Não sei como há aparelhos que medem tais distâncias, tempos, velocidades e sei lá que mais.
Não será o que está a suceder ao nosso país?
Gastaram todo o combustível, digo dinheiro e agora deparamo-nos com todos estes buracos.
Parece-me que o universo está todo interligado.
Um abração e bom fim de semana