DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A CONSTELAÇÃO DE AQUÁRIO (mitologia)


Um pastor (que também era aguadeiro) chamado Ganimedes – nome que viria a ser utilizado por Galileu para baptizar uma das 4 luas de Júpiter, que ele descobrira –, era um jovem, muito belo e gentil.
Por isso, um dia foi raptado pela águia de Zeus e levado para a morada dos deuses para ser o aguadeiro dos ditos. Rapidamente se tornou muito querido de todos e, aproveitando-se dessa circunstância, pediu a Zeus para que o deixasse ajudar os mortais seus irmãos, levando-lhes água. Concedido o pedido, Ganimedes – para os gregos – ganhou o estatuto de Deus da Chuva!
E, não só para bem desempenhar as suas funções, como para poder sempre ser visto pelo pai (o rei Trós, muito saudoso do seu filho...), os deuses colocaram-no no céu!

AQUÁRIO segundo a MITOLOGIA
  

4 comentários:

Manuel Luis disse...

Agora até precisávamos dos Deuses da água, um bem precioso que escanceia de ano para ano.
Fotografava o neptuno se tivesse uma daquelas lentes que poucos tem. Um dia quando for ao observatório de Faro, peço para orientarem a neptuno.
Fico com a lua que esta mais perto e até esta a ficar bonita.
Abraço

José Gonçalves Cravinho disse...

Mas em todo o caso,lembro aqui que lá na minha terra natal,quando havia grande seca que até os poços nem água tinham,as velhotas mais beatas e com licença do Prior faziam procissões pelos caminhos e um homem com uma cruz alçada caminhava à frente e todos imploravam suplicando à mãe de Deus que pedisse a seu filho que mandasse água por misericórdia.

Lúcia Laborda disse...

O mito acho que foi a forma de explicar o inexplicável. São expressões dos arquétipos comuns.
Belo post, meu amigo!
Beijos

Duarte disse...

Saberes que enriquecem o ser.
Gosto.
Abraços de amizade