DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A IDADE DA TERRA


.

Uma das questões que sempre tem preocupado os grandes pensadores, é o de saber a idade da Terra.
É célebre o documento de 1650, produzido por um tal arcebispo Hussher, onde era deduzida a idade da Terra, baseada na Bíblia e textos afins.
De acordo com a Bíblia, Deus criou o primeiro homem, Adão, ao sexto dia da existência da Terra, também por ele criada. Tendo levado em linha de conta as gerações descritas no Génesis, de Adão até Abraão, calculou a idade da Terra, em 5610 anos, até à data da publicação do escrito. E concluía que Deus tinha feito o nosso planeta no dia 26 de Outubro de 4004 a. C., às nove da manhã!
Mas nesse tempo não era possível abordar a questão sob um ponto de vista científico, baseado na geologia, na tectónica das placas e no método de datação das rochas por intermédio das características dos minerais radioactivos.
Muito menos na astrogeologia, que permite analisar meteoritos provenientes de várias regiões do Sistema Solar e compará-los com as rochas do nosso planeta.
Assim, os estudos levaram a concluir que a Terra deva ter cerca de 4,6 mil milhões de anos de existência, apenas um pouco menos do que a idade do Sol.

3 comentários:

Valquíria Calado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valquíria Calado disse...

O Criador tem mais importância que a criação???
Não conheço parte nenhuma que diga a contabilidade do tempo, o que diz a Palavra é que mil anos, é como um dia para Deus, a questão "tempo", até Jesus, disse só ser do conhecimento do Pai.
Existe uma sabedoria que o homem, desde os mais remotos tempos, deseja conhecer, e começou no céu, cobiçada por satanás, onde deu inicio a fonte do mal...A humildade, de reconhecer que só Deus sabe "tudo", e que o homem por mais que estude, e seja interessantíssimo, conhecedor de toda ciência da terra, nunca saberá, o que não lhes é permitido saber, sejamos humilde em reconhecer a soberania de Deus.
abraço.

Dona Sra. Urtigão disse...

Eu, ao ler o texto, o anterior e depois este, fiquei pensando: mas afinal que importância tem isso tudo ? Para que necessitamos saber essas coisas... Porque afinal, necessitamos mesmo, é vital ao espírito humano a resposta a essas perguntas, seja no modo da matéria, seja no modo de outras possibilidades transcendentes. E que curioso é estar-se existindo neste momento da história da humanidade com tantas possibilidades e perspectivas de conhecimento e de saber.