DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

a galáxia mais antiga


 .
Depois do Big Bang, que se julga ter acontecido há cerca de 13,7 mil milhões de anos, começaram a formar-se as estrelas e as galáxias, embora ainda não se saiba ao certo, quando isso começou a acontecer.
No entanto, surge agora a notícia da descoberta duma galáxia existente desde uns 480 milhões de anos, depois do começo do nosso actual universo – a mais antiga até agora detectada. A imagem que nos chega, é a de como ela era, nesse tempo.
A descoberta foi realizada utilizando uma câmara de infravermelhos.
O que os astrónomos procuram, neste momento, é saber o que aconteceu no período de formação desses primeiros objectos, ou seja, nos primeiros 500 milhões de anos da existência do universo.
Isso virá a ser possível quando entrar em operações um novo telescópio espacial, o Webb, em 2014, que irá substituir o Hubble.

8 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Costumo andar com a cabeça no ar, mas não sou muito dado a coisas tão velhas e tão distantes.
Não me recordo se li ou ouvi a notícia.
Só me causa algum espanto que através de infravermelhos conseguissem descobrir a idade da dita cuja.
Será que os aparelhos de infravermelhos que instalaram em muitíssimos aeroportos, para além de indecentemente nos despirem, também conseguem saber a nossa idade?
Se sim, muitas mulheres vão deixar de andar de avião.
Descobrem-lhe a idade num ápice.
(as mulheres que me desculpem a forma rude como abordei o tema).

Um abração do mesmo.

Desnuda disse...

Li sobre a descoberta. É sempre maravilhoso tomar conhecimento de novas maravilhas.


PS: Li o que o amigo Xistosa escreveu... Não me importaria a nudez e nem a idade. Acabo de completar meus 55 anos rsrs. Mas entendi perfeitamente as suas razões e concordo.

Abraço, amigo.

Desnuda disse...

Eu também achei, amigo. Concordo com voce.

Beijos e ótima noite!

Valquíria Calado disse...

Eita... por cá as coisas estão em descobertas...
Nem acho necessário aparelhos pra dizer, ou revelar idades, a idade dos seres esta na capacidade de existir com coerência na sua época, conheço jovens velhos e velhos novos, o corpo, esse se bem cuidado, e hoje em dia com dinheiro renovasse ele, mas o essência é na mente e na alma, o exemplo cá temos o Vieira Calado é um adolescente na essência e um sabio na coerência de viver.
Uma mulher jovem, pode até ser um bom prato, no momento da fome, mas depois de saciado, vem a comunhão que poucos encontra na relação, e nenhuma sonda, ou qualquer aparelhagem moderna facilitará o bem viver e a conquista de ser feliz.
Os homens são sempre meninos atras de corpos descobertos, conquistas e reconhecimentos, ainda estão a desbravar....e dai sairam os descobridores, e nós continuamos nuas, mas escondemos o que somos, mulheres maravilhosas, dentro duma casaca que apodrece, mas vocês querem mesmo comer a casca? que animal.

Parapeito disse...

estava a par da descoberta...pegando na questão da idade ,digo como disse Ninon Lenclos" Nunca tive outra idade, senão a do coração"
:) brisas mansas para si*

Carol disse...

Muito interessante seu blog.

Vanuza Pantaleão disse...

Estava revendo Carl Sagan e lembrei-me desse espaço que dedicas a essa ciência fantástica. Bom final de semana, amigo!!!Bjsss

Vivian disse...

Olá!

Muito interessante!
Parabéns pela iniciativa! É impossível não sentir interesse por nosso universo...
E adquirir conhecimento nunca é demais!

Abraço!