DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

domingo, 15 de agosto de 2010

A CONSTELAÇÃO DE LEÃO (1)


.................................UM POUCO DE MITOLOGIA
.

-
No ano já remoto de 1947, essa extraordinária escritora de romances policiais que foi Agatha  Christie entregou ao não menos célebre detective Hércules Poirot a resolução de 12 casos, que referiam igual número de proezas realizadas pelo mítico Hércules.
O primeiro desses casos refere o Leão do Vale de Neméia que, segundo a mitologia, seria filho da deusa-serpente Equidna (aparentado com a esfinge de Tebas), e que personificava o mundo subterrâneo.
Era preciso destruí-lo, já que o leão espalhava o terror e a morte, no vale.
Nenhum homem conseguia matá-lo, e os que o tentavam, eram devorados. Foi Hércules, um dos muitos filhos de Zeus, quem conseguiu abatê-lo. A partir daí, o herói passou a ornar-se com a pele do leão e a sua cabeça, usando-as como troféu e escudo protector.
Zeus, o deus supremo, transformou o felino numa constelação, hoje conhecida como a 5ª do Zodíaco, Leão, e diz respeito ao signo dos que nasceram entre os dias 22 de Julho e 22 de Agosto. O mito tem origem em Babilónia, referindo o Solstício de Verão.

7 comentários:

Valquíria Calado disse...

Eu nada sei de mitologia, ou astrologia, mas se dizes. Sou prática e penso devia ter um cheiro horrível esse leão, como ele suportava andar com um cabeça e pele em pleno verão, decompondo-se e se era o leão filho de um deus porque morreu sem propósito, que pai deixaria seu filho morrer assim... não gosto destas coisas sem fundamentos. Quando criança que me contavam estorias eu acabava sempre perguntando muito e mudando o curso delas, fazia como achava que devia ser.

Rodrigo Braga disse...

A mitologia é algo fascinante.

Texto bom e blog muito legal.

MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Vim ler.Interessante a mitologia.Leão um signo poderoso,que irradia o Sol e se embeleza com o girassol...

Beijinho doce:)

poetaeusou . . . disse...

*
gostei do post,
parabens !
,
abraço,
,
*

Maria João Brito de Sousa disse...

Da mitologia que li na minha infância e adolescência, quase tudo se diluiu no tempo... :) é naturalíssimo que assim seja e, por um lado, bom... assim foi como se a estória fosse lida pela primeira vez... não tinha a mais remota memória de ter sido induzida a visualizar Hércules com uma pele de leão a envolvê-lo...
Um abraço!

Maria Luisa Adães disse...

Gosto de mitologia, do oculto e de tudo quanto traduz mistério.
Há beleza e secretismo, nesse mistério.

Adorei o que nos conta e não me admiro que Hércules para mostrar sua vitória, se vestisse com a pele de Leão.

Mas desconhecia, o que me contou.

Escrevi no http://premios-prosa-poetica.blogs.sapo.pt

um blogs que tenho no sapo e tenho outo mais com o mesmo nome com "excepção, da palavra premios".

Perdi muito tempo no sapo, ou talvez não e de repente, voltei ao google, (onde já tinha estado sem interesse) e comecei a escrever a sério,
o que nunca tinha feito. Foi uma aventura.

Beijos,

Mª. Luísa

Maria Luisa Adães disse...

Esqueci de dizer que nos premios escrevi umas coisas sobre Fernando Pessoa e o ocultismo e outra sobre "Magia".

Tenho alguns amigos que me ficaram
e me visitam.

Isto acrescenta ao anterior que escrevi.

Beijos e obrigada,

Mª. Luísa