DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

domingo, 18 de abril de 2010

COMETAS

A POSTAGEM DE HOJE É UM EXCERTO DO MEU NOVO LIVRO,
A SAIR BREVEMENTE:

,
HISTÓRIA BREVE DOS COMETAS
(Astronomia para amadores)
.

A natureza dos cometas

.

Os grandes cometas de outros tempos deixaram um rastro de mistério, pavor e, por vezes, veneração.

Não nos custa perceber porquê. O firmamento, a própria Terra e os mares, tinham sido obra divina e haveriam de perpetuar-se, sem modificação drásticas para o homem, porque essa era a vontade dos deuses e o mundo tinha sido criado para eles.

Qualquer acontecimento que envolvesse uma rara e díspar ocorrência nos céus ou na Terra, era tida por um aviso dos deuses a ínvios comportamentos dos humanos, ou puro e simplesmente, uma antecipação e revelação de factos relevantes para os impérios, os reis ou os poderosos.

De resto, o modelo aceite para o Cosmos, onde a Terra era o cento de todas coisas, que vinha desde Cláudio Ptolomeu (90-168) – um grego que vivia em Alexandria –, não permitia perceber o verdadeiro funcionamento do mundo celeste que nos rodeia.

Ptolomeu era um homem muito culto. Foi cartógrafo, matemático, astrólogo, astrónomo e geógrafo. Ainda escreveu trabalhos valiosos sobre a óptica e a teoria musical.

A sua obra maior é o "Algamesto", um tratado de astronomia. Esta obra é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica. Ela dá conta de todo o anterior conhecimento astronómico babilónico e grego. Foi a pedra de toque da astronomia de Europeus, Árabes e Indianos, até o aparecimento do modelo heliocêntrico de Copérnico.

Assim sendo, até ao século XV, ninguém podia perceber de onde vinham os cometas, as suas trajectórias e características.

-

..Pág 12

4 comentários:

Juliana Sphynx disse...

Sempre aprendendo
=D

Valquíria Calado disse...

Desde já, parabéns pelo novo livro, sei que muitos o aguardam com ansiedade; infelizmente diante da impossibilidade de adquiri-los, sinto-me frustrada,mas o futuro sempre nos reserva surpresas, e como o mundo continua a girar, talvez numa destas giradas um caia bem no meu colo. Tenho desejado adquirir alguns de sua autoria...
sucesso e muita saúde,paz e alegria ao seu coração, com estimado afecto.
Valquíria Calado

poetaeusou . . . disse...

*
reservo um exemplar,
pode ser ?
,
um abraço,
,
*

Naty disse...

Se um dia pensare que te esqueci, reze por mim, por que este dia eu morri!"
Um bom fim de semana
Bjs com carinho