DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 1 de agosto de 2009

O DEUS PROTECTOR JÚPITER

-
Clicar para melhor ver

Fotografias de Fábio Carvalho, S. Carlos, Brasil.

;

Júpiter era o deus supremo dos Romanos (Zeus, para os Gregos).

Os homens desses tempos tinham a sua postura por majestática e imperturbável, verdadeiramente digna dum soberano austero e estável, no firmamento nocturno.

Ao contrário de Vénus e Marte – igualmente brilhantes – mas que se deslocavam, ao longo das noites, com um carácter volúvel e buliçoso, características que os identificavam com a Deusa do Amor, Vénus, e Marte, o Deus da Guerra.

A mais de 2.000 anos de distância, não imaginavam Gregos e Romanos, que Júpiter fosse um verdadeiro deus protector da Terra!

Como se sabe, num passado mais ou menos remoto, asteróides ou cometas de grandes dimensões viajando pelo interior do Sistema Planetário, acabaram por colidir com a Terra, provocando grandes cataclismos de dimensões planetárias. Foi o caso da queda do enorme meteorito que deu origem à extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos. Ou de outros, mais remotos (ou até bem recentes), como o acontecimento conhecido por Tungusta, que teve lugar na tundra russa, há cerca dum século*.

Mais recentemente, em 1993, o cometa, Shoemaker-Levy 9, afundou-se em Júpiter, interrompendo, assim, a sua viagem. Como esses corpos viajam na direcção do Sol, podem, eventualmente, passar nas proximidades da Terra e vir a chocar com ela.

É por isso que Júpiter tem um papel muito importante, pois absorve muitos destes bólides, preservando a Terra de eventuais colisões.

E, há bem pouco tempo, pela segunda vez na história da astronomia, foi possível verificar uma dessas colisões.

Nas imagens que mostramos, pode ver-se, na região polar norte de Júpiter, o efeito ainda visível dessa colisão extraordinária.

-

* Ver postagem sobre esse acontecimento.


10 comentários:

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado.
Este planeta possui uma enorme força gravitacional, que pode ser sentida também no nosso planeta. Há quem diga que é uma estrela falhada. Se tivesse virado estrela o nosso sistema solar teria 2 estrelas (algo muito comum pelo universo) e talvés a vida nunca se tivesse desenvolvido no nosso planeta.
Cumprimentos.

Porcelain disse...

Júpiter é um planeta fascinante... a sua grande mancha vermelha e as tempestades... o seu enorme tamanhão comparativamente aos demais planetas... não sabia da sua capacidade para absorver assim cometas e asteróides... :) Acho que é um planeta muito generoso!

Mas em relação a ter sido um cometa na origem da extinção dos dinossauros, creio que se trata ainda de uma teoria que carece de dados que a comprovem... creio eu.

Abraços!

Unknown disse...

O que se aprende por aqui!!!

Obrigada pela visita, sera que pode mandar um bocadinho do bom tempo do ALGARVE para o norte se faz favor??
Oborgado:)

Å®t Øf £övë disse...

Vieira,
E que Jupiter nos continue a proteger ao longo dos tempos.
Abraço.

Janaina Amado disse...

Vim retribuir sua visita. Gostei dos poemas do outro blog, e gostei muito deste blog - astronomia da perspectiva de um poeta, que beleza! Vou retornar. Abraços.

Janaina Amado disse...

PS - Pelo jeito, compartilhamos um leitor anônimo que nos escreve regularmente em japonês.

Me permita disse...

Hum, muito legal essa informação! Não tinha pensado, nem sabia dessa informação!

xistosa, josé torres disse...

Não!
Não venho desestabilizar o sistema solar.
Só gostava de saber para onde se deslocam Vénus e Marte?
É que já não há grandes guerras como antigamente e o linho para os lençóis, é de fraca qualidade para dois gigantes.

Espero não morrer sem ver um cometa deitado, se não for no meu quintal, que seja no do meu vizinho, para aproveitar o gelo e juntar-lhe aquela "pomada" que se destila do malte.
Sim para a malta.

Um abração.

Como vê sou mesmo imortal, tal e qual como apregoo há muitos anos.
Ninguém me consegue contrariar ...

Bem, vou encher uns míseros e lazarentos sacos de gelo, que nunca sei como retêm a água.
Mas tenho tempo para aprender ...

Não será uma obra de caridade, um enorme corpo chocar com a Terra e mandar para o "galheiro", todos os que nos invernizam a vida?

Se for necessário, levo a bandeira!

Até já.

Elena disse...

Además el gran Jupiter debido a su altísimo campo magnético y por el viento solar, irradia para el espacio hermosísimas auroras polares, semejanmtes a las de la Tierra! Sorprendente la intuición de los antiguos Griegos y Romanos.
Realmente parece que casi todas las circunstancias en nuestra Galaxia esten enfocadas para protejer nuestro planeta Tierra.Ironicamente sus habitantes son la que más la perjudican!!
Un abrazo.

Anônimo disse...

dsada