DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 11 de julho de 2009

O Sistema Solar #1

Geralmente dizemos que o Sistema Solar é composto pelo Sol e pelos planetas que dele dependem gravitacionalmente. Mas não é bem assim.
Senão vejamos: depois de Mercúrio (o pequeno planeta rochoso que fica mais próximo do Sol) e dos que se lhe seguem, Vénus, a Terra e Marte, (igualmente rochosos), há uma enormidade de pequenos corpos celestes a que se dá o nome de Cintura de Asteróides, julga- se que os restos dum planeta falhado, devido aos enormes impulsos atractivos a que esteve sujeito aquando da formação do Sistema.
Só bem mais longe gravita Júpiter (o maior de todos os planetas e o principal responsável pela existência da cintura de asteróides), seguido por Saturno, Urano, Neptuno e por fim, Plutão, (hoje despromovido à categoria de simples asteróide), já enormemente distante de nós e do Sol.
Podemos ter uma noção dos volumes dos diferentes planetas, embora o Sol tenha dimensões que, a respeitar a relação com os planetas da imagem que publicamos, não coubesse no meu écran. Ele é um milhão e tal de vezes maior que o da Terra.
Sabendo-se que a Terra tem um diâmetro de quase 13 mil quilómetros, é fácil avaliar as enormes dimensões de Júpiter e Saturno e mesmo de Neptuno (ou Urano, sensivelmente igual a este último).
Mercúrio, Vénus, a Terra e Plutão parecem pigmeus, se comparados com os dois gigantes do Sistema. A nossa Lua, no esquema que reproduzimos, é quase invisível!
As distâncias a que estes corpos se encontram também podem facilmente ser compreendidas se adoptarmos um sistema comparativo simples. Assim, à distância Terra/Sol que é de 150 milhões de quilómetros (uma vastidão, cujos números são, para nós, ininteligíveis), os astrónomos chamam Unidade Astronómica. Com base nesta unidade de medida, podemos dizer que Júpiter se encontra a 5 u. a. e Plutão a 39 u. a.
Mas o Sistema Solar é muitíssimo mais vasto e não termina aí, ao contrário do que muitas vezes se ouve ou se vê escrito, confundindo-se sistema planetário com sistema solar.

10 comentários:

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado,
sim tens razão, o sistema solar não é só o sol e os planetas. Dele fazem parte o sol, os planetas e respectivas luas, os asteroides, os cometas e estende-se para lá da nuvem de Oort.
Cumprimentos

Elena disse...

Entre los asteroides existe uno llamado Portugal con 10 Km de diámetro, descubierto por Richard West en 1990.Un saludo.

estrela de alva disse...

A estrela de alva na sua nave por aqui passou...e gostou!
Este é o nosso sistema solar, no entanto, quantos não pululam pelo infinito???
a grandeza que nos faz sentir anões...
abraço estrelar...

jorge esteves disse...

Confunde-se, por...sistema.
Mas, por aqui, não há confusão possível: tudo é explicadinho de boa forma e letra!...

abraço!
www.tintapermanente.com

jorge esteves disse...

O meu comentário não justifica(ria) o propósito (exclusivo) do agradecimento; apenas me limitei a uma sincera apreciação!

Emília Pinto disse...

Oi Amigo
Obrigado pela visita.
Virei ao seu blog.Gosto de poesia,transmiss~~ao de sentimento, uma forma de comunicar.
Este seu post gostei, porque alarguei os meus conhecimentos ,´´e interessante .
At´´e breve
Herminia

luafeiticeira disse...

Pois, somos um pintelho de átomo.
Queres ver os meus novos textos?
Beijos da Lua Feiticeira que regressou.

mar salgado disse...

É bom vir aqui relembrar e actualizar conhecimentos

francisco disse...

gostava de comprar meio quilo de buraco negro, onde se vende?

;)

Å®t Øf £övë disse...

Vieira,
Através destes dados nós caimos na realidade, e percebemos, a dimensão do Universo em que estamos inceridos, e onde somos apenas pequenas e minusculas particulas.
Abraço.