DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O SOL

.
-
O Sol fotografado pela sonda Soho, nos ultravioletas
-
Apesar de ser a estrela que se encontra mais perto de nós, aquela que verdadeiramente podemos estudar com um certo rigor, o Sol ainda se encontra envolto em muitos mistérios e incertezas. A luz e todo o tipo de radiação que ele continuamente nos envia, têm sido, até agora, o meio privilegiado para o seu estudo e compreensão.
No entanto, é sabido que a atmosfera terrestre filtra muita dessa radiação e, por conseguinte, nos esconde algumas informações preciosas. Para contornar estas barreiras, os grandes observatórios são geralmente implantados em altos cumes de montanhas, em lugares remotos, locais secos e sem poeiras, onde o ar se encontra mais rarefeito e onde é menor ( ou quase nula) a poluição luminosa provinda das cidades. A sua localização a grande altitude, também evita a maior parte das nuvens.
Contudo, para as exigências de muitas das necessidades observacionais da moderna astronomia, eles já não são suficientemente úteis. Por isso se recorre aos satélites artificiais e às sondas.
Inventado pelo francês Bernard Lyot em 1930, o coronógrafo, foi um dos primeiros instrumentos capaz de observar a coroa solar, aquando dos eclipses. Durante esses raros mas espectaculares acontecimentos, pode ser observada a nebulosidade que rodeia o Sol, porque a fonte de luz se encontra encoberta pela Lua.
Para melhor estudar o Sol, também se utilizam filtros adaptados aos telescópios para obter fotografias que permitem distinguir diversos tipos de radiação, em separado. Essas fotografias mostram-nos imagens que não nos são familiares e permitem importantes dados sobre a actividade solar, em particular sobre as camadas exteriores, onde é possível verificar o movimento da sua matéria superficial.
Mas, muitas destas pesquisas continuam a revelar-se inconclusivas ou insuficientes, apesar dos progressos da tecnologia. A atmosfera da Terra continua a ser a maior barreira, pelo modo como distorce as imagens recolhidas, devido à inevitável circulação da massa aérea, ou por absorver parte dessa radiação. Pequenas diferenças de temperatura conferem heterogeneidade às camadas de ar, a humidade turva a visibilidade, a própria composição e estrutura das moléculas da camada aérea que cobre o nosso planeta, é uma barreira.
O problema começou a ser resolvido, com o evento dos satélites artificiais e, mais recentemente ainda, com o envio de sondas na direcção do Sol, munidas de complexa aparelhagem para fotografar, observar e medir as radiações solares, de muito perto. Mas não só as radiações solares. Também o seu campo gravitacional e magnético, o vento solar e demais incidências que se verificam no nosso astro-rei.

13 comentários:

mar salgado disse...

quando entrei no então Ciclo Preparatório, em Ciências, a 1ª matéria a ser estudada era Astronomia. O livro, que ainda conservo, tinha fotos a preto e branco que ficaram marcadas na mimha memória. Lembro-me de passar muito tempo a olhar o céu tentando identificar as constelações mencionadas no dito livro e de sentir um bem estar enorme ao olhar para aquele "silêncio".

jorge esteves disse...

Ora cá vim eu à minha particular lição de Astronomia, coisa que sempre atraíu as minhas curiosidades, sempre insatisfeitas! E, claro, mais uma vez agradeço!

abraços!
www.tintapermanente.com

JOY disse...

Amigo Vieira Calado,

Passei para aprender mais qualquer coisa de astronomia, eao mesmo tempo deixar-lhe um abraço.

Joy

Ana Paula Sena disse...

Tenho muito gosto em lhe atribuir um prémio Lemniscata! Está no Fio de Ariadne.

Sempre encontrei aqui paixão pela astronomia. Os meus parabéns, e muito obrigada pela partilha!

Eu só sei umas coisinhas, mas adoro!

Ana Paula

Anônimo disse...

OE
批發

seo

網路行銷

mariam [Maria Martins] disse...

V.Calado,

Já não vinha aqui há muito... tenho estado a por 'a leitura em dia' :)

Obrigada.

beijinhos
mariam

mariam [Maria Martins] disse...

o coment anterior é meu, entrei com uma conta diferente, sorry :)

mariam

Porcelain disse...

É curioso... pois ensino aos meus meninos todos os anos a função protectora da atmosfera em relação às radiações solares... e digo-lhes que se não fosse o filtro atmosférico, jamais poderia existir vida na Terra... no entanto, constitui-se como um entrave ao conhecimento... de facto... cada vez mais vejo este mundo como um conjunto de matrioskas... que variam apenas nas dimensões, mas não na lógica subjacente... se não veja-se; não sucede o mesmo ao ser humano? Não é por querer proteger-se que muitas vezes não consegue ver a verdade? O mundo está repleto de paralelismos... na verdade, quando nos percebermos bem a nós mesmos enquanto seres humanos, creio que se abrirão as portas para para uma compreensão muito superior de todo o Universo...

Abraços!

Anônimo disse...

EO
情趣用品

提供上千種成人商品線上購物服務--專營情趣商品、男女自慰用品、性感睡衣、情趣用品批發、自慰套、SM商品、逼真情趣娃娃、跳蛋、按摩棒、同志用品、TENGA飛機杯..,可線上刷卡及貨到付款。 ... 收到的東西會有情趣用品的字樣嗎? 轉帳之後,如何通知這筆款項是我付的
導航

a片
a片
a片
a片
a片
a片

antonior disse...

Caro Viera Calado,

Realmente a Astronomia é fascinante. Quanto mais sabemos melhor avaliamos a dimensão da nossa ignorância (ou que é impossível avaliá-la). E são ideias, teorias, big bangs, buracos negros, antimatéria, e=mc2, fisica quântica, S.Hawking, e por aí fora, para amanhã se baralhar tudo e voltar a dar....

O Sol! Deus para os egípcios, RA.
A perdição de Ícaro e dos "Adoradores da Praia" que dão cabo da pele atrás do "bronze"...

Na análise objectiva e técnica do meu amigo acaba, paradoxalmente, por se tornar mais metafísico...

Virei mais vezes, contemplar o firmamento....

Um abraço

vieira calado disse...

AMIGO 批發


Aì vão os nomes das nebulosas
que pediu:

上千種
成人商品線
上購物服務
專營情
趣商品、
男女自慰用品、

É só pedir!

Valentim Coelho disse...

Olá,
mais uma lição de astronomia.
Obrigado por estes momentos,
Cumprimentos

Fernando Campanella disse...

Boa noite, Vieira, muito obrigado, fiquei feliz com tua visita ao meu blogger. Tenho muito interesse por astronomia, embora minha mente , desde o curso secundário, apresente uma resistência a cálculos, uma dificuldade tremenda com a Física. Admiro teu amor pelo astros, pelas galáxias , pelo universo, enfim. Estou enviando um poema-homenagem que fiz ao sol, fruto de um belo, inequescível momento de minha vida, uma intuição , uma leveza ao observar nossa estrela se 'despedindo do dia'. Fiquei feliz também em saber que temos identidade tríplice como professores de inglês, português e poetas. Grande abraço.

SINE QUA NON

Ah, este instante na tarde
quando o sol bate seu ponto
e se despede de um afugentar
as sombras, de mais um dia de claro ofício.

Pago , pelos préstimos,
ao operário sine qua non
com a moeda de meus sonhos,
um certo dourar de meus sentidos.

Logo à noite, vou desejar
que no outro dia retorne,
que nunca me deixe sem seu brilho.

Posso, então, a alma estendida
ressonar: a luz, eu sei,
em seu percurso me busca
e sempre haverá de me achar.


(Fernando Campanella)