DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O SOL

.
O Sol está apenas a cerca de oito minutos-luz, comparado com os 4,5 anos-luz a que se encontra uma estrela do sistema de Centauro, a segunda mais perto de nós. A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilómetros.
A radiação solar é muito complexa. Ela é composta não só pela luz visível (que podemos admirar pelas cores do arco-íris), mas também por raios ultravioletas, infravermelhos, ondas rádio, raios x e neutrinos que são invísiveis. Da parte que nos chega sob a forma de radiação electromagnética, cerca de metade é luz visível.
Algumas das radiações, mesmo se em pequenas quantidades, são perigosas para a saúde ou, mesmo, incompatíveis com o nosso sistema vegetativo. Entre toda uma enorme gama de radiação, o Sol envia-nos raios x, que, como se sabe, são mortais, se absorvidos continuadamente pelo nosso protoplasma. Felizmente, eles não chegam à superfície do nosso planeta, pois são absorvidos pela atmosfera. Também uma parte dos ultravioletas é filtrada pelo ozone das altas camadas da atmosfera terrestre, iludindo, portanto, as medições que se fazem nos observatórios astronómicos implantados um pouco por todo o lado, no Mundo. O mesmo sucede com os raios cósmicos. Ao penetrar na atmosfera do planeta, são literalmente desfeitos noutras partículas que, após essas transformações, seguem na direcção da superfície terrestre, sem causar grandes danos.

3 comentários:

Spiritual disse...

É uma estrela fenomenal, esta... dá-nos luz... e os nossos olhos precisam de luz para ver, ou pelo menos pensamos que sim... ou pelo menos precisam de nem que seja de um fio de luz, pois na mais densa escuridão, eles são incapazes de perceber, compreender... enfim, felizmente existem outros órgãos; há sempre uma alternativa...

Uma estrela que é essencial à nossa existência, portanto, não só tendo em conta o sentido figurado da luz e da iluminação, e do próprio sol, mas também em sentido literal. No entanto, é tão essencial como perigosa... tal como a própria verdade, o conhecimento e a iluminação a outros níveis...

Marta disse...

OBRIGADA pela suas palavras :)

um beijinho

Valentim Coelho disse...

Ola Vieira Calado,
apresenta-nos aqui uma excelente informação sobre o sol.

Um abraço.