DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CURIOSIDADES ASTRONÓMICAS

.
* Se nos fosse possível viajar à velocidade da luz (300 mil quilómetros por segundo) daríamos sete voltas à Terra, nesse pequeníssimo lapso de tempo.

* A distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de quilómetros. Se o Sol se apagasse neste momento, só deixaríamos de vê-lo, cerca de oito minutos depois.

* A galáxia da Andrómeda é algo semelhante à nossa, mas bem maior. É constituída por cerca de 400 mil milhões de estrelas e lembra um casulo ligeiramente espalmado, vista ao telescópio. Se se apagasse neste momento, seria ainda visível durante mais de dois milhões de anos! No entanto, é uma das mais próximas de nós. Conhece-se uma enormidade de outras, que se encontram milhões de vezes mais longe.

* A estrela alfa da constelação de Hércules - uma gigante vermelha, conhecida desde o tempo dos antigos gregos pelo nome de Rasalgeti e que se encontra a quinhentos anos-luz de nós -, tem um diâmetro seiscentas vezes maior que o nosso Sol. Este, por sua vez, é um milhão de vezes mais volumoso que a Terra.

9 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Amigo Vieira Calado

Tenho andado com dores de cabeça infernais, que só aparecem á noite.
Tenho andado por médicos e portanto vigiado.
Se morrer, foi debaixo do olho do médico ... mas isto é outra conversa.

Noutros tempos estive na Lua ... fui de elevador.
Já publiquei isso há dois dias, gostava que me dissesse algo.

Pois acaba de me dar ideia de ir ao sol.

Vai ser mais difícil, mas vou lá chegar e de elevador ...

Se desligar o interruptor, dá-me tempo de chegar a casa antes de ficarmos ás escuras.

A natureza tem coisas
que nos causam grande espanto.
Como é que uma vaca preta,
nos pode dar leite branco?

Um abração!

Laurah disse...

"Minha vida é fazer da vida algo diferente,
é realizar sonhos de toda gente,
é falar o que me vem à mente
é amar tudo o que tenho pela frente!"

Abraços apertados e até breve!!!
Seu cantinho está delicioso!
Fique em PAZ e muita saúde.

pront'habitar disse...

bem...

Ana Paula Sena disse...

Das melhores curiosidades! :)

Obrigada e um bom fim-de-semana!

éf disse...

«Se nos fosse possível viajar à velocidade da luz (300 mil quilómetros por segundo) daríamos sete voltas à Terra, nesse pequeníssimo lapso de tempo.»

Não há kit's "light speed" adptadores para motas?

;)

mariam [Maria Martins] disse...

gostei destas "curiosidades", algumas já soube e reaprendi agora, outras não sabia! Obrigada

ora então, um abraço, dos que chegam aí à velocidade/Luz... chegou?

um sorriso :)

mariam

Peter disse...

O universo está povoado de fantasmas ...

Carlos Rebola disse...

Perante esta escala astronómica, só poderemos ser humildes, tal é a nossa pequenez no universo.

Um abraço
Carlos Rebola

Anônimo disse...

gaowui=You is american? Do you not speack portugese?