DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

COMETA. 17/P HOLMES


Há cerca de um ano, era possível observar este cometa, a olho nu, desde a Terra.

Ele foi alvo de muita excitação, entre os astrónomos, particularmente os amadores, pois representava um desafio à observação.

Fora descoberto, em 1892, pelo astrónomo inglês que lhe deu o nome. Curiosamente a sua órbita situa-se entre os planetas Júpiter e Marte, encontrando-se, em fins de Outubro transacto, a mais duzentos e vinte milhões de quilómetros da Terra, uma distância maior do que a que nos separa do Sol.

É um cometa periódico, com um período de quase 7 anos.

O que a citada passagem deste comete teve de verdadeiramente interessante foi que, quando foi avistado, tinha uma magnitude de 17. Isto é: completamente impossível de ser visto, a não ser por meios ópticos de grande alcance. No entanto, e sem que se soubesse bem porquê, passou rapidamente a ostentar um brilho que permitia ser observado à vista desarmada, próximo da magnitude 3, nas imediações da constelação Perseu. Depois, o seu brilho diminui, embora se estivesse a aproximar de nós. Em princípio, passa-se o inverso; tanto mais próximo mais visível se torna.

Não tendo sido um cometa espectacular, longe disso, como foi o recente Hale Bopp, na década de 90, foi um bom teste à persistência e capacidades de observação de muitos amadores, pois ficou visível, quase nos limites da observação, durante muito tempo.

Ele poderia ser visto à vista desarmada, quase ao alto, junto à constelação de Perseu e distinguia-se, com uma certa facilidade, duma vulgar estrela. Utilizando um binóculo (por exemplo de 8 x 30), notava-se-lhe perfeitamente a cabeleira redonda, azulada, de apreciáveis dimensões. Obviamente que a poluição luminosa das localidades é um grande obstáculo à visualização de cometas e do céu, em geral e, em fins de Outubro do ano passado, também a Lua era bem presente na abóbada nocturna. Por isso, a cauda não era perceptível, à vista desarmada, como se pode observar na imagem do húngaro, Éder Ivan.

12 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

Todo o saber é muito interessante. A mim, todas estas coisas me deslumbram.
Um abraço.
Manuel

JOY disse...

Amigo Vieira Calado

Passei para o cumprimentar, é por isso que gosto muito de sair dos grandes aglumerados populacionais, poder ver as estrelas sem a interferência da poluição luminosa é sem dúvida um bonito espéctaculo.

Um abraço
Joy

Peter disse...

Engraçado. Estava para publicar um texto sobre este cometa, precisamente por a cauda não ser perceptível e aparecer nas fotos como uma mancha azulada na constelação de Perseu.
Afinal vc dá-me a explicaçao: "a Lua era bem presente na abóbada nocturna. Por isso, a cauda não era perceptível, à vista desarmada"

Elementar meu caro Watson...

José Louro disse...

Safa...não digo mais nada:)

Ácido Cloridrix HCL disse...

Interessantissimo amigo,,, uma abraço para Légues, HCL

Rain Sister disse...

Adoro astronomia. Este blog está muito bom. Beijinhos

Unknown disse...

Sempre tive vontade de aprender um pouco de astronomia acho-a fascinante.
Mas aqui na República das bananas, sabe como é dificil...fui obrigado partir para outra área por falta de opção.
Valeu pela dica.
Abraços

Tentativas Poemáticas disse...

Olá amigo Vieira Calado
Muito obrigado pela visita e comentário que teve a gentileza de deixar no meu blogue. Hei-de voltar ao seu para o ler mais cuidadosamente.
Certo dia um amigo brincava quanto à função inútil dos cometas e eu respondi-lhe com esta tentativa poemática:

COMETAS

Das leis imutáveis
Do Universo
Sei não permitirem
Que os Cometas se passeiem
Esbanjando "combustível"
Pelos jardins infinitos
Do Cosmos
Eles não brincam no Espaço
Viajam sempre em serviço

Um grande abraço.
António

PB disse...

Obrigado pela visita. Visitarei também com interesse este espaço.

Um abraço e bom fds

Gata Verde disse...

Teria sido um espectáculo lindo de se ver...

um beijinho

Laura disse...

Olá, vim deixar um abraço e pedir desculpa mas tinha a certeza de vir aqui dar um abraço, mas, acho que me perdi por ai, depois quis entrar num blog teu e dava porta trancada e assim, entrei por aqui...
Um beijinho da laura..

Diego disse...

A Olho nu?
Faça um pedido!

Deseja

Ele virá!