DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ÚLTIMA HORA

.....COMETA. HOLMES

Sem grandes entusiasmos, para não defraudar as expectativas dos mais optimistas (o objecto encontra-se a uma distância superior à que nos separa do Sol), aqui se dá conta do que era a localização do cometa 17P/Holmes, onteontem, dia 24).
Não sendo um cometa espectacular, longe disso, como foi o recente Hale Bopp, na década de 90, será um bom teste às nossas capacidades de observação. Ele pode ser viso à vista desarmada, quase ao alto, junto à constelação de Perseu e distingue-se, com uma certa facilidade, duma vulgar estrela. Utilizando um binóculo (por exemplo de 8 x 30), nota-se-lhe perfeitamente a cabeleira redonda, de apreciáveis dimensões. Obviamente que a poluição luminosa das localidades será um grande obstáculo à sua visualização. A Lua, por estes dias, também perturba. Por isso, para os que são verdadeiramente amadores destas coisas, sugere-se que se desloquem para um sítio muito escuro, com uns binóculos e um tripé. Sem isso, o binóculo de nada serve, pois não se consegue manter a mesma posição.

imagem de artista

créditos: www.apolo11.com

7 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Vim ver as notícias.
Bom sábado
Um abraço

Paulo disse...

O Universo é demasiado grande. Também gostava de contemplar as estrelas...hoje, porém, conto as namoradas...
Abraço!
ALGARVE É SEMPRE ALGARVE e NUNCA ALLGARVE.

Paulo

Paulo disse...

Obrigado pela visita e comentário "acertado"....
Abraço
Paulo

JOY disse...

Boas amigo Vieira Calado,

Tenho tentado ver o cometa mas ainda não consegui.Até quando o cometa está visivel ?

Um abraço
JOY

Benó disse...

Foi pena só hoje, dia 30, ter vindo ver as suas notícias das nossas estrelas. De qualquer maneira, como diz e com muita razão, a lua tem muita luminosidade o que me iria dificultar a visão celestial.
Boa semana!

xistosa, josé torres disse...

Bem aos 60 anos aprendi que os binóculos necessitam dum apoio, (tripé).
Também nós ao caminharmos para o ocaso, iremos certamente necessitar dum apoio.
Será que só se pode observar "ucometa", com binóculos novos, no viço da sua idade de validade ?
É que tenho por aí uns velhinhos e até um telescópio, não percebo de marcas nem de raças, mas o telescópio, quem mo ofereceu, há mais de 30 anos, trouxe-mo da Alemanha e alertou-me que, caso não o utilizasse o avisasse, porque possui lentes dum lunático qualquer e que só as lentes, valiam mais que a maioria dos que se viam à venda.

Ainda perscutei os horizontes, para indagar da verdade da existência de um deus, católico, muçulmano, hindu, hebreu, etc, mas desisti.
Não nasci para astrónomo ...

A luz das cidades também não ajuda, mas ou se nasce com vocação ou ...
tarde é muito tarde!

Obrigado pela visita ao "inséte" e ao "ucometa"

xistosa, josé torres disse...

Esqueci-me de referir que possuo o tripé para o binóculo, mas a medida não é compatível com máquinas fotográficas, binóculos e outris aparelhos.
Vinha tudo embalado, onde se mantem, há precisamente 41 anos.(fui ver)
Junto duma embalagem, também em madeira, encontra-se uma cana de pesca, oferta desse meu tio.

Talvez um dia, quem sabe, deixe o ripanço dum banco de estirador, onde tenho o portátil e caminhe para um areal, (moro perto), onde posso observar os astros no infinito do universo e investigar os fundos marinhos, com a cana.

Terei que possuir luz, se não houver luar, pois ensinaram-me que todos os dias, à mesma hora, os poetas devem escrever os versos que as estrelas, planetas e demais corpos, formam.

Por enquanto, enquanto puder jogar duas horas de ténis seguidas, três vezes por semana, vou continuar a olhar para o "chão".

Obrigado por me recordar que possuía uns "brinquedo", que nunca chegaram ás mãos dos meus filhos.
Talvez tenha sido a sorte deles, (brinquedos)!
Um até já!