DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

COMETA 17/P HOLMES



Foi há mais de cem anos que este cometa foi descoberto, em 1892, pelo astrónomo inglês que lhe deu o nome. Curiosamente a sua órbita situa-se entre os planetas Júpiter e Marte, encontrando-se por estes dias a mais duzentos e vinte milhões de quilómetros da Terra. É um cometa periódico, com um período de quase 7 anos. Quando, desta vez, foi avistado, tinha uma magnitude de 17. Isto é: completamente impossível de ser visto, a não ser por meios ópticos de grande alcance. No entanto, e sem que e saiba bem porquê, passou rapidamente a ostentar um brilho que permite ser observado à vista desarmada, próximo da magnitude 3, nas imediações da constelação Perseu. Neste momento, o seu brilho diminui, embora se esteja a aproximar-se de nós.

crédito Paulo Barros

5 comentários:

Silvia Madureira disse...

Nunca experimentei a sensação de ir a um observatório e ver a vida existente lá em cima. Sim...porque tenho a sensação de que quem tem este privilégio de observar estrelas quase que se abstem um pouco da realidade aqui na Terra para ir para outra órbita...quantas estrelas fantásticas existirá para descobrir, visualizar para quem é fascinado pelo universo. Quanta luminosidade é capaz de observar...enfim...vê algo muito bonito de certeza...

beijo

António Inglês disse...

Meu caro Vieira Calado
O meu contacto com as estrelas resume-se à observação que faço muitas noites no meu quintal, quando isso é possível.
Nunca tive a oportunidade de observá-las por qualquer meio mais apropriado para isso.
No entanto, muitas vezes dei comigo a pensar, que realidade estará para além da nossa imaginação e da nossa vista desarmada. É seguramente apaixonante ter conhecimentos e acesso a este tipo de descoberta.
Um bom fim de semana
José Gonçalves

Paulo disse...

Há várias maneiras de ver estrelas...
Abraço!!!
Bom fim de semana
Paulo

Elvira Carvalho disse...

Ora vim ver se via mais um bocadinho do cometa. Sim que só em fotografia é que lhe ponho a vista em cima.
Bom Domingo
Um abraço

José Faria disse...

As estrelas são como sentinelas que nos observam desde que nascemos até que nos "juntemos" a elas.
Felizes de todos quantos as observam!
Abraço Vieira Calado