DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar #1

Geralmente dizemos que o Sistema Solar é composto pelo Sol e pelos planetas que dele dependem gravitacionalmente. Mas não é bem assim.
Senão vejamos: depois de Mercúrio (o pequeno planeta rochoso que fica mais próximo do Sol) e dos que se lhe seguem, Vénus, a Terra e Marte, (igualmente rochosos), há uma enormidade de pequenos corpos celestes a que se dá o nome de Cintura de Asteróides, julga- se que os restos dum planeta falhado, devido aos enormes impulsos atractivos a que esteve sujeito aquando da formação do Sistema.
Só bem mais longe gravita Júpiter (o maior de todos os planetas e o principal responsável pela existência da cintura de asteróides), seguido por Saturno, Urano, Neptuno e por fim, Plutão, (hoje despromovido à categoria de simples asteróide), já enormemente distante de nós e do Sol.
Podemos ter uma noção dos volumes dos diferentes planetas, embora o Sol tenha dimensões que, a respeitar a relação com os planetas da imagem que publicamos, não coubesse no meu écran. Ele é um milhão e tal de vezes maior que o da Terra.
Sabendo-se que a Terra tem um diâmetro de quase 13 mil quilómetros, é fácil avaliar as enormes dimensões de Júpiter e Saturno e mesmo de Neptuno (ou Urano, sensivelmente igual a este último).
Mercúrio, Vénus, a Terra e Plutão parecem pigmeus, se comparados com os dois gigantes do Sistema. A nossa Lua, no esquema que reproduzimos, é quase invisível!
As distâncias a que estes corpos se encontram também podem facilmente ser compreendidas se adoptarmos um sistema comparativo simples. Assim, à distância Terra/Sol que é de 150 milhões de quilómetros (uma vastidão, cujos números são, para nós, ininteligíveis), os astrónomos chamam Unidade Astronómica. Com base nesta unidade de medida, podemos dizer que Júpiter se encontra a 5 u. a. e Plutão a 39 u. a.
Mas o Sistema Solar é muitíssimo mais vasto e não termina aí, ao contrário do que muitas vezes se ouve ou se vê escrito, confundindo-se sistema planetário com sistema solar.

6 comentários:

Valquíria Calado disse...

A distância tudo fica mesmo disperso, confuso, inesplícavel; no silencio do universo.
bjs no ♥.

Dalinha Catunda disse...

Olá Vieira Calado,
Adoro passar aqui aprender um pouco do muito que você escreve sobre astronomia.
Um abraço,
Dalinha

Isa GT disse...

Obrigada pela visita, deixo aqui o meu comentário porque dos seus três blogues, este será o meu preferido :)

Leonor Lourenço disse...

Gosto de vir aqui. Explicações rigorosas mas de forma simples a cativar quem não sabe como eu , desta ciência com muita profundidade mas deseja ir conhecendo de forma gradual e entusiasmante. Obrigada

Unknown disse...

[URL=http://www.neobux.com/?r=cbr1991][IMG]http://images.neobux.com/imagens/banner1.gif[/IMG][/URL]

Unknown disse...

http://images.neobux.com/imagens/banner1.gif