DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O CICLO SOLAR DOS ONZE ANOS

O Sol # 4

Conhece-se, com algum rigor, o comportamento do Sol, ao longo dos mais recentes anos, no que respeita à actividade interna e consequente produção de energia. O gráfico que apresentamos assim o demonstra, pois refere-se a um período de quase cem anos.
A sua vida é regulada por diversos ciclos, de que são relativamente bem conhecidos, o ciclo solar dos onze anos - também conhecido pelo período do sol quente, que pode ter variações de dez ou mais por cento - e o de vinte e dois, também chamado período magnético do Sol e que se crê ser responsável por determinadas mudanças periódicas que afectam o clima da Terra.
A título de curiosidade, diremos que também há fortes suspeitas de outros ciclos, de períodos de tempo mais alargados.
Na prática, o primeiro, caracteriza-se pelo aumento ou diminuição das manchas solares.
Ao analisar estratos em rochas de Flinders Range (Austrália do Sul) foi possível aos cientistas estabelecer uma relação com o primeiro desses citados ciclos. Esses estratos mostram camadas de detritos que sedimentaram (cascalho, areia, sais de ferro, terra), com um padrão que se repete de onze em onze camadas e uma gradação regular e bem nítida. As rochas em análise são do período Pré-Cambriano, cem milhões de anos antes dos primeiros registos das famosas trilobites! Os depósitos foram-se formando pelo degelo anual dum glaciar que então existia na região e as camadas sedimentares observadas mostram-nos algo do que se terá passado, em termos climatéricos, durante anos sucessivos, nessa época remota.
É fácil de deduzir que, quanto maior o degelo, mais deveriam ter sido os sedimentos acumulados. E que esses degelos foram uma consequência da maior ou menor actividade solar. Assim, concluíram os cientistas, o Sol tem tido um comportamento regular desde há pelo menos seiscentos milhões de anos, no que respeita a este ciclo e é provável que desde então venha consumindo sensivelmente os mesmos 600 milhões de toneladas de hidrogénio por segundo, basicamente transformando-os em hélio e energia.
Agora, o Sol já prepara-se para entrar num novo ciclo.

4 comentários:

Valquíria Calado disse...

SE O CICLO INFLUENCIA NO DESGELO, E
SE É APENAS UM CICLO... A ESPERANÇA PRA NÓS.
EU PARTICULARMENTE A CREDITO EM CICLOS, ACREDITO NUM PORQUE DE TER
UMA JUSTIFICATIVA PRA SER TUDO ESFÉRICO, GIRANDO SEMPRE EM TORNO DE SI OU DE OUTROS, MAS EM MOVIMENTO CONSTANTE, NADA SE PERDE, NADA ESTAGNA-SE, NADA SILENCIA, NADA NUNCA FOI NADA, TUDO EXISTE COM REZÃO E JUSTIFICAÇÃO; VIVA AS CAMADAS, OS CICLOS, A LUZ, A VIDA E AO CRIADOR DE TUDO EM PERFEITA VONTADE DE CRIAR A VIDA.

Å®t Øf £övë disse...

Valente,
Que haja algo de regular neste universo, e que seja o Sol, porque sem ele o que seria de todos nós.
Abraço.

José Sousa disse...

Bonito... gostei do blog e muito do que escreve, parabéns.
Consulte os meus, deixe um comentário daquilo que ler.
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Fique bem, bom fim de semana.
Um abração

JOY disse...

Amigo Vieira Calado,

Que possamos continuar a usufruir do calor que o sol nos dá para compensar o frio gélido de outras situações.

Bom fim de semana e um abraço
Joy